terça-feira, 10 de janeiro de 2017

                Ontem, na sequência da celebração do Dia do Leitor que se comemorou no passado dia 07, entregámos o Certificado de Leitor, à nossa melhor leitora do 1º período, a aluna Beatriz Hemei, do 3º ano, Turma 6.
                Parabéns Beatriz! Continua!




2º Período
 
 
 
Estamos de volta para mais aventuras, diversão e... muitas leituras!



 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017


Uma biblioteca diferente...


 


Feliz Natal

 
          Damos muito valor ao Natal! Tempo de partilha, de paz, de amor! Foi com muito amor que levámos a cabo o projeto “Escola Natal”.
          A Biblioteca de São Domingos foi o ponto de partida para as decorações que este ano enfeitaram a nossa escola e fizeram as delicias dos nossos alunos.


           A escritora Ana Simão esteve na nossa escola!

              No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, sendo ela própria portadora de deficiência e uma filha de Santarém fazia todo o sentido este encontro.

              De uma forma muito pessoal ela deu a conhecer aos nossos alunos de terceiro e quarto anos o seu livro e como era viver com “Ossos de Cristal”.

              Foi uma boa lição de vida.

              No final houve a tradicional sessão de autógrafos e porque estamos perto do Natal, a Unidade de Multideficiência da escola confecionou uma prendinha para oferecer à escritora que o nosso João, muito orgulhoso, entregou.

             Nesta Sessão, em representação da Câmara Municipal, tivemos connosco o Dr. Alfredo Amante.

             Obrigada pela visita Ana Simão!
 

 

 

 

 

 

              Em articulação com a Turma 1 decorámos o Plim na biblioteca.

              Esta iniciativa visava participar num concurso em que o primeiro prémio seria um concerto com o André Sardet, no nosso Agrupamento.

              Não foi desta, mas o que conta mé o quanto nos divertimos a participar e a decorar os nossos meninos que por sinal ficaram bem bonitos!

 
 

              Durante o primeiro período, para os alunos dos terceiro e quarto anos, à hora do almoço a biblioteca realizou sessões de escrita criativa que visam desenvolver capacidades de escrita nos alunos.

              Tendo como ponto de partida as histórias tradicionais que conheciam foram desafiadas a escrever uma história original, bizarra e muito imaginativa.

               Os resultados foram muito positivos!
 


 

            "Como eu vejo o meu professor” foi o tema para o Dia do Professor.

              Os alunos observaram e desenharam os seus professores e escreveram uma frase sobre eles.

              Resta dizer que são todos muito acarinhados…

              Com os trabalhos realizados foi feita uma pequena exposição na escola, o que foi uma surpresa para os professores que não tinham conhecimento desta iniciativa.
 



 

 

              Decorrente das comemorações do mês das bibliotecas tivemos na nossa escola a Dra. Luísa Cotrim, Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Santarém, que nos veio falar da história do livro. Para isso fez-se acompanhar de alguns exemplares raros, de pergaminho, com decorações de ouro e alguns comidos pelos bichos…

             Ficámos a saber que a cola e fita cola são inimigos dos livros e que os morcegos são grandes aliados porque comem os bichos que comem os livros! Sabiam que a Biblioteca Municipal tem uma colónia de morcegos? Pois, nós também não!

            Foi tão  interessante e agradável que ficou agendada uma visita à Biblioteca Municipal para conhecermos no local todos os livros e salas de que a Dra. Luísa nos falou.

          Muito obrigada!
 
 
 

 

           Este ano o tema escolhido pela Internacional Association of School Librarianship para comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi “Aprende a descodificar o teu mundo”

             Na nossa escola descodificamos as bolachinhas com mensagem dentro sobre livros e escritores conhecidos. Desta forma também articulámos com o Dia da Alimentação que se celebra no mesmo mês.

              Para além desta atividade a professora bibliotecária dinamizou várias sessões de leitura.

 
 
 
 


 
            Mais uma vez o mês de outubro foi o mês para os mais pequenos conhecerem a Biblioteca.
             A Professora Bibliotecária mostrou e explicou aos alunos do Pré-escolar e 1º ano os espaços e  as regras de funcionamento da Biblioteca.



             Depois de explorarem os diferentes espaços da biblioteca, de forma orientada, foram explicadas as regras de funcionamento da mesma. Os alunos tiveram direito a um desdobrável para entregar aos paizinhos e a um separador de livros “porque devemos cuidar dos nossos amigos livros”, como dizia um dos mais pequeninos.