terça-feira, 22 de abril de 2014

23 de abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A UNESCO instituiu o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, refere que este é “um dia para celebrar os livros como a personificação da criatividade humana e do desejo de partilhar ideias e conhecimento, para inspirar a compreensão e a tolerância” porque, na verdade, “os livros são nossos aliados na disseminação da educação, da ciência, da cultura e da informação pelo mundo”.

      Lupadesign Danuta Wojciechowska e Joana Paz

        O pequeno vídeo que a seguir apresentamos relata-nos, de um modo sucinto e muito engraçado"  a história da origem do Dia Mundial do Livro.


   

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Momentos...2 - Boletim Informativo

Caminhos da Leitura - XII Encontro de Literatura Infantojuvenil

        A Biblioteca Municipal do Pombal prepara-se para receber, nos dias 9 e 10 de maio, o XII Encontro de Literatura Infantojuvenil. Poderão aceder, aqui, ao programa e à ficha de inscrição no encontro, bem como a outras informações úteis sobre o mesmo.


A Mãe que Chovia

            Um belíssimo livro de José Luís Peixoto,  lançado pela Editora Quetzal no site da qual podemos ler a seguinte Sinopse do mesmo:

" O protagonista do primeiro livro infantil de José Luís Peixoto é filho da chuva. Com uma mãe tão original, tão necessária a todos, tem de aprender a partilhar com o mundo aquilo que lhe é mais importante: o amor materno. Através de uma ternura invulgar, de poesia e de uma simplicidade desarmante, este livro homenageia e exalta uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães". 


quarta-feira, 2 de abril de 2014

A Polegarzinha

Um  filme adorável baseado no conto A Polegarzinha de Hans Christian Andersen

A Pequena Vendedora de Fósforos

Eis um dos mais enternecedores contos de Hans Christian Andersen


2 de abril - Dia Internacional do Livro Infantil

            Festeja-se, hoje, o Dia Internacional do Livro Infantil. Esta data, escolhida pelo International Board on Books for Young People, pretende ser a comemoração do nascimento do escritor Hans Christian Andersen. O cartaz português para assinalar este acontecimento foi elaborado pela ilustradora Ana Biscaia, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração, em 2013.